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III Fórum Estadual de Licenciaturas em Matemática


III Fórum das Licenciaturas em Matemática de Mato Grosso do Sul

Temática: Diretrizes curriculares para a formação inicial dos professores que ensinam matemática

Local: Anfiteatro da Arquitetura – UFMS – Campo Grande - MS

Data: 08 e 09 de maio de 2017

Programação

 

08/05 – Segunda Feira

09/05 – Segunda Feira

Manhã – 8h00 – 11h00

 

Grupos de Trabalho

8h00 – 9h30

 Café

9h30-10h00

 Sistematização das Discussões do Fórum

10h00-11h00

 

Tarde – 13h30 – 17h00

 

 

 

Solenidade de Abertura

Apresentação dos Coordenadores

Grupo de Discussões

Sobre as Diretrizes

13h30 -15h30

 Café

15h00 – 15h30

 Grupo de Discussões

sobre as Diretrizes

15h30 – 17h00

 

 

 

 Grupos de Trabalho

            Os Grupos de trabalho serão constituídos por coordenadores de cursos de Licenciatura, Licenciandos em Matemática, Pós-Graduandos, professores que ensinam matemática na Educação Básica. Cada grupo de trabalho deverá sistematizar as principais considerações.

            Os Grupos de Trabalho serão constituídos em relação às temáticas sugeridas pelo GT Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Entretanto, dado o escopo do fórum estadual focaremos os quatro primeiros temas.

            As considerações/discussões a serem realizadas no III Fórum Estadual de Licenciaturas de Matemática de MS serão encaminhadas para VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática, a ser realizado em Campo Grande nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2017.

 

Temas para os Grupos de Trabalho:

 

1) Matriz curricular e a organização da prática como componente curricular: quadro atual e perspectivas tendo em conta a Resolução 02/2015

Como estão constituídos os currículos dos cursos de licenciatura em Matemática (presenciais e à distância) no estado hoje? Quantas horas/aula por semestre são destinadas ao conhecimento específico e quantas à prática docente futura do licenciando? Como a prática de ensino enquanto componente curricular é tratada nas licenciaturas em Matemática no estado hoje.

 

2) Organização do ensino, materiais didáticos e TICs na formação inicial de professores: implicações para a prática docente

Como se dá a organização do ensino nos cursos de licenciatura em Matemática? Que tipo de material didático predomina nas licenciaturas em Matemática (presenciais e à distância)?

 

3) Relações entre Estágio Curricular Obrigatório, PIBID e outros programas na formação inicial do professor de Matemática

Como o estágio curricular supervisionado tem se processado nas instituições de ensino (nos cursos presenciais e na Educação a Distância)? Detalhar papel do professor da universidade, do professor da escola e do estagiário, bem como horas dedicadas a cada tipo de atividade.

 

4) Perfil do formador: construindo uma identidade profissional

Discussão sobre o perfil dos formadores de professores que ensinam matemática (quem forma os professores que ensinam matemática?) no Estado.

 

5) Os egressos

Qual o perfil do egresso dos cursos de licenciatura em matemática? Como tem se dado a iniciação docência e a inserção profissional destes egressos? Quais são: as dificuldades encontradas; as perspectivas traçadas? Qual é o papel da voz do egresso no andamento das Licenciaturas?

 

6) Ingresso, permanência e evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática

Como se dá o ingresso nas IES? Quais são as ações que permitem a permanência dos estudantes nos cursos? Como a questão da evasão é tratada no curso?

 

7) Ensino de Matemática na Educação Inclusiva

Discussão sobre as perspectivas atuais nos cursos de Licenciatura em Matemática.

 

8) Princípios que norteiam a formação de professores presentes na Resolução 02/2015

Quais os desafios e as perspectivas?

  


 

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional MS

www.sbem-ms.com.br

sbem.ms@gmail.com

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